A cirurgia plástica é essencial no tratamento das queimaduras. O cirurgião plástico atua tanto na fase aguda como também no tratamento das sequelas quando a cicatrização já está em estágio mais avançado.
Na fase aguda, realizamos o tratamento das lesões com curativos e cirurgias para promover a cicatrização da área queimada. O tratamento depende da profundidade da queimadura e sua extensão.
As eventuais sequelas são tratadas por meio de múltiplas técnicas cirúrgicas e muitas vezes necessitam de mais de um procedimento para se obter um resultado satisfatório.
Uma das consequências da grande perda de peso é o excesso de pele. Após cirurgias bariátricas é muito comum que os pacientes realizem essas cirurgias para tratar a flacidez e o excesso de pele. As principais cirurgias realizadas são: abdominoplastia, torsoplastia, mamoplastia e lifting de coxas e braços. O paciente deve estar com o peso estabilizado e isso, normalmente, ocorre após 12 a 18 meses da cirurgia.
Feridas complexas são resultantes da perda de tecido que podem atingir pele, músculos e ossos. São causadas por traumas, queimaduras, decúbito prolongado (lesões por pressão em pacientes acamados), em diabéticos ou naqueles com insuficiência venosa. A cirurgia plástica visa restaurar a funcionalidade e tratar as feridas.
O tratamento pode ser clínico com o uso de curativos e pomadas ou necessitar de procedimentos cirúrgicos específicos como uso de desbridamentos, enxertos ou retalhos.
As cicatrizes são sinais que permanecem após uma ferida ser cicatrizada. A cicatrização é um processo natural de reparação de tecidos orgânicos lesados que ocorre por meio da produção de fibras de colágeno. A sua evolução é imprevisível. Algumas evoluem de maneira patológica como cicatrizes alargadas, hipertróficas ou queloides. O tratamento varia conforme o tipo de cicatriz, mas podem demandar o uso de placas de silicone, infiltrações com corticoide ou procedimentos cirúrgicos.
Quando há a suspeita de uma lesão de pele ser maligna ou pré-maligna, a cirurgia para o câncer de pele é a principal forma de diagnóstico e tratamento. Muitas técnicas podem ser empregadas, mas a maioria visa a retirada do tumor com a reconstrução dos tecidos ao redor, com o melhor aspecto estético possível.
A reconstrução de mama é indicada para mulheres que realizaram ou irão realizar algum procedimento cirúrgico para o tratamento de câncer de mama. Técnicas de cirurgia plástica são utilizadas em conjunto com retirada da lesão para restaurar a forma e volume das mamas. Pode ser realizada no mesmo tempo cirúrgico da retirada da lesão (cirurgias imediatas) ou após a primeira etapa de tratamento (cirurgias tardias).
Ginecomastia é uma condição masculina resultante da hipertrofia/ aumento das glândulas mamárias. O tratamento cirúrgico é realizado em ambiente hospitalar e pode ser realizado com o uso da lipoaspiração e técnicas de ressecção das glândulas com cicatrizes mínimas.